sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Costumes de Halloween e a origem que você não conhecia

Embora o brasileiro tenha dado início a um novo modo de celebrar o 31 de outubro (como “Dia do Saci”), a influência exterior ainda faz prevalecer o tradicional Halloween, ou Dia das Bruxas.

Mas, afinal, qual a origem de costumes como aboboras esculpidas, decorações com caveiras, adereços em preto e laranja e a expressão americana “gostosuras ou travessuras”? Bem, para quem sempre desejou saber os motivos de tudo isso, aqui vão explicações:

Jack O'Lantern – Abóbora com lanterna dentro
























A história mais aceita para a origem do costume de inserir uma vela (ou lanterna) dentro de uma abóbora vem lá da Irlanda. A lenda fala de um rapaz chamado Jack que, após falecer em 31 de outubro, recebeu uma vela para iluminar o caminho de sua alma. Para a luz durar mais, ele teria colocado-a no interior de um nabo. Quando chegou aos Estados Unidos, a história “trocou” o nabo por uma abóbora, pois se acreditava que a luz duraria mais deste modo.

Caveiras na decoração

























A origem do Halloween propriamente está relacionada à crença dos povos celtas no retorno dos espíritos, no dia 31 de outubro. Para espantá-los, as pessoas espalhavam caveiras e outros acessórios assustadores na frente das casas. No México, o costume foi logo substituído por caveiras decorativas com doces e guloseimas.

Gostosuras ou Travessuras?

























Basta ter assistido a poucos filmes americanos para já ter visto alguma cena de Halloween com crianças dizendo “gostosuras ou travessuras?”. Normalmente os pequenos usam fantasias e oferecem às pessoas a possibilidade de doar guloseimas ou sofrer as consequências de alguma travessura. O costume nada mais é do que uma imitação de outro antigo, no qual os cristãos iam de vila em vila pedindo bolos de alma, no dia 2 de novembro.

Preto e laranja

























As duas cores costumam fazer parte das decorações em razão dos significados antigos: o laranja remetia à vitalidade, tão cobiçada pelos espíritos que retornavam em 31 de outubro. O preto é uma espécie de homenagem à cor favorita dos magos, feiticeiros e mestres.

O caldeirão e a vassoura 

























Muitos acessórios são expostos nesta época apenas por remeterem às bruxas. Na verdade, o caldeirão, por exemplo, deve receber moedas e pedidos escritos dos convidados endereçados aos espíritos. Já a vassoura simboliza a limpeza e purificação do ambiente contra as energias negativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário